Conheça alguns dos vilões do envelhecimento precoce da sua pele

Conheça alguns dos vilões do  envelhecimento precoce da sua pele.

 

O aumento da poluição do ar ao longo dos anos teve grandes efeitos na pele humana. Vários poluentes prejudicam e aumentam as chances do envelhecimento precoce da pele, pois ela é a barreira mais externa do corpo humano. Abaixo listamos alguns desses malfeitores:

RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA

A exposição à radiação ultravioleta, ou simplesmente UV, tem sido associada ao envelhecimento extrínseco da pele e câncer de pele.

HPAs

Os HPAs, ou melhor dizendo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, são compostos produzidos pela queima incompleta de substâncias orgânicas como o carvão, a lenha e a gasolina.
Eles estão associados ao envelhecimento da pele, pigmentação, câncer e erupções acneiformes.

COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS

VOC, Compostos Orgânicos Voláteis, vem do original em inglês “VOC” = Volatile Organic Compound. São substâncias químicas orgânicas, ou combinações destas que apresentam alta pressão de vapor sob as condições normais, vaporizando significativamente e entrando na atmosfera. Esses compostos orgânicos voláteis têm sido associados à dermatite atópica

ÓXIDOS

Os óxidos são compostos binários, ou seja, compostos por apenas dois elementos químicos, e o elemento mais eletronegativo presente é sempre o oxigênio.

MATERIAL PARTICULADO

Material Particulado (MP), Partículas Totais em Suspensão (PTS), Partículas Inaláveis (MP10), Partículas Inaláveis Finas (MP2,5) e Fumaça (FMC). Sob a denominação geral de Material Particulado se encontra um conjunto de poluentes constituídos de poeiras, fumaças e todo tipo de material sólido e líquido que se mantém suspenso na atmosfera por causa de seu pequeno tamanho. As principais fontes de emissão de particulado para a atmosfera são: veículos automotores, processos industriais, queima de biomassa, ressuspensão de poeira do solo, entre outros.

OZÔNIO

Gases como os clorofluorcarbonos (CFC) aceleram a destruição do ozônio facilitando a entrada dos raios ultravioletas na superfície da Terra.

FUMAÇA DE CIGARRO

Além do cigarro fazer mal à saúde, ele também interfere no funcionamento natural da pele, causando, por exemplo, envelhecimento prematuro, aumento da incidência de psoríase, acne, flacidez, manchas e câncer de pele. A fumaça do cigarro, devido aos produtos químicos e tóxicos encontrados em sua composição, também contribui para condições alérgicas da pele, como dermatite atópica e eczema.

Sendo assim, os poluentes do ar danificam a pele ao induzir o estresse oxidativo. Embora a pele humana atue como um escudo biológico contra produtos químicos pró-oxidativos e poluentes físicos do ar, a exposição prolongada ou repetitiva a altos níveis desses poluentes pode ter efeitos negativos profundos. Dados os níveis crescentes de poluição do ar e seus efeitos prejudiciais para a saúde e beleza da pele, é aconselhável usar estratégias para reduzir esses problemas.

Nos tratamentos anti-idade da Alphascience utilizamos fórmulas patenteadas e alta tecnologia francesa para ajudar você a combater o envelhecimento precoce, flacidez e manchas na pele.

Clique aqui e conheça os nossos inovadores produtos.

Produtos Alphascience

 

Fonte: Puri P, Nandar SK, Kathuria S, Ramesh V. Effects of air pollution on the skin: A review.
Indian J Dermatol Venereol Leprol 2017;83:415-23*