Gosto de me exercitar ao ar livre. Qual protetor solar devo usar?

Fazer exercícios ao ar livre como caminhar, correr, malhar, nadar e etc é uma prática que tem se intensificado a cada ano. Mas, se é no verão ou no inverno, é preciso manter os cuidados com a pele, devido à exposição ao tempo. Em dias de sol ou mesmo nublados, é importante fazer uso de protetores solares adequados. Além disso, em atividades físicas no campo, ou mesmo passeios, também é preciso usar bons repelentes, principalmente quem tem alergias a picadas de insetos. Cuidar da saúde da pele, ajuda na prevenção do envelhecimento precoce, câncer de pele, manchas e rugas.

Paralelo a isso, não podemos esquecer que é preciso sempre ter uma boa hidratação e alimentação de frutas, verduras e legumes que contenham antioxidantes naturais, que ajudam na qualidade da pele.

Confira as nossas dicas.

Como escolher o protetor ideal?

Antes de escolher o protetor solar ideal, é importante entender como o sol age na nossa pele. Segundo dermatologistas, o sol estimula a produção de enzimas que destroem o colágeno. Dessa forma, o processo de envelhecimento se torna acelerado. Sendo assim, é importante fazer uso do filtro solar, tanto em atividades físicas, passeios, como no dia a dia. A indicação ao fazer atividades físicas no tempo, é usar protetores com fatores altos, como 50 ou 60 e alta proteção UVA e UVB. Além disso, é preciso procurar por aqueles resistentes à água, devido à transpiração durante o exercício.

Os dermatologistas explicam a proteção do grupo de fatores dos protetores:

  • FPS 2 até 15 possui baixa proteção contra a radiação UVB;

  • FPS de 15 a 30, oferece média proteção contra UVB;

  • FPS de 30 a 50, oferece alta proteção UVB;

  • FPS maior que 50, altíssima proteção UVB.

Quais os protetores indicados para a prática esportiva?

Você pode testar várias marcas, antes de escolher o filtro solar que melhor se adapte. Mas, o bacana mesmo é consultar um dermatologista para entender qual fator é o mais adequado para sua pele, assim como a recomendação de algumas marcas. E vale lembrar que: filtros solares para o rosto e para o corpo, possuem fórmulas diferentes. É importante escolher o produto certo para cada área do corpo!

Como aplicar o filtro solar?

Independente de dias nublados ou de sol, é extremamente importante aplicar o protetor solar de forma correta, para evitar queimaduras. Segue abaixo, boas práticas para aplicação:

  • Passe o protetor cerca de 30 minutos antes de começar a atividade, para que a pele absorva o produto;

  • Aplique uma colher de chá de filtro solar para o rosto, pescoço e orelhas;

  • Aplique uma colher de chá para cada braço;

  • Use duas colheres de chá para cada perna;

  • Use duas colheres de chá para tronco e dorso;

  • Caso prefira o spray, certifique-se que está usando e espalhando a quantidade ideal do produto no corpo;

  • Procure fazer uso de filtro solar específico para rosto e corpo;

  • Reaplique o protetor solar a cada duas horas;

  • Procure usar óculos e bonés para defender os olhos e couro cabeludo da exposição ao sol.

Esperamos que essas dicas sejam úteis para você e sua família. Repasse para amigos e familiares, assim você está ajudando a cuidar de mais pessoas. Se tiver alguma dúvida, escreva pra gente nos comentários ou nas redes sociais!